24 junho 2017

Milagre / Extraordinário, de R. J. Palacio


August é um menino de 10 anos pouco normal. Nasceu com uma deficiência genética que deformou o seu rosto e que o obrigou a ser submetido a muitas cirurgias ao longo da infância. Devido a todas as complicações que as cirurgias e os seus problemas comprometiam, Auggie nunca foi à escola. Até agora. 

Para um aluno normal, o ensino básico é uma missão difícil de cumprir. Para August, essa missão é uma verdadeira prova de vida. Mesmo habituado aos olhares das pessoas, ao medo e à aversão, Auggie tem agora de enfrentar a crueldade dos seus colegas - e a amizade. Nunca sozinho, August vai viver verdadeiras aventuras, encarar a sociedade e libertar-se das suas amarras. 

Narrado por diversos pontos de vista - de Auggie, da família e dos amigos -, este livro retrata a vida de uma criança que tem tudo de normal, menos o seu rosto, e que vai enfrentando a vida com uma coragem avassaladora. 


Auggie é o personagem mais corajoso que eu já conheci. Desde as primeiras páginas que eu tenho a vontade imensa de abraçá-lo e dizer-lhe o quão especial e incrível ele é. Auggie é possivelmente o personagem mais corajoso de toda a literatura. E não só é corajoso, como é gentil e engraçado e um verdadeiro guerreiro na batalha que é a vida. 

August tem noção do que as pessoas pensam e vêm quando olham para ele. É uma criança muito auto consciente. Mas é também um jovem muito descontraído, com um grande bom humor e um coração do tamanho do mundo. Apesar do bullying e das provocações, ele mantém-se sempre calmo e passa pelas situações como se fossem uma lição. Aprende muito depressa, tem uma humildade muito singular e uma inteligência enorme. 

Ele tem tanto amor para dar, e nós aqui, deste lado, a querer dar-lhe a ele amor. August não precisa de guarda costas, nem de proteção, nem de supervisão. Ele defende-se a si próprio de uma forma que outros miúdos não conseguem. Ele ri-se de si próprio. Não precisa de fazer pouco dos outros para ser engraçado. Perdoa facilmente. É extremamente tolerante. É confiante. É uma alma tão especial que é impossível não adorá-lo. 


Quando lemos sob o ponto de vista dele, compreendemos o seu sofrimento de uma forma muito vívida e íntima. Entramos na sua pele e somos um rapazinho de 10 anos com um rosto diferente do vulgar que está na escola pela primeira vez.

Quando lemos sob o ponto de vista da família, percebemos o quanto ele é amado e estimado. Mesmo nas piores alturas, mesmo exigindo uma atenção muito especial, mesmo perante o constrangimento, ele é uma criança profundamente amada.

Quando lemos sob o ponto de vista dos amigos e conhecidos, então, sentimos o verdadeiro efeito que ele tem sobre as pessoas. Não o efeito visual. Mas o efeito que ele tem sobre o coração das pessoas. O efeito que leva as pessoas a querer protegê-lo e brincar com ele. Como Miranda, uma amiga da irmã, ou Justin, o namorado da mesma. Essas pessoas vêm além da carapaça de Auggie e encontram a criança incrível que ele é. 



Sim, eu chorei. Chorei como não chorava desde A Culpa é das Estrelas. Mas desta vez, chorei quase sempre de alegria. Este livro é um bálsamo para a nossa alma. Aprendi tanto com ele, aprendi tanto com Auggie, que acredito que jamais esquecerei este livro. 

Palacio, os meus grandiosos parabéns. E a todas as crianças e pessoas como Auggie, os meus ainda maiores parabéns por serem tão corajosos, tão especiais, tão incríveis.

Podes adquirir este livro clicando aqui.


_

2 comentários:

  1. Comprei este livro o mês passado por recomendação de um amigo e agora fiquei ainda mais ansiosa por lê-lo!

    Marta Rodrigues, Majestic
    Passatempo! Palette Cocoa Blend da Zoeva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garanto-te que vale mesmo muito a pena ler!! É um livro extraordinário! Desejo-te uma boa leitura. Depois partilha a tua opinião. ^_^

      Eliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers