05 maio 2017

Faculdade: E agora? #9 • 5 Coisas que Estudantes de Multimédia estão Sempre a Ouvir


Este post faz parte de uma série.Para leres outros artigos com o mesmo tema, acede a Faculdade: E Agora?


1. Consegues arranjar-me o computador, tu que percebes dessas coisas?

Nós percebemos de Photoshop, Illustrator, Premiere e Loghtroom. Isso não é o mesmo que perceber de computadores. A minha área é a artística, não a tecnológica propriamente dita. Porque usamos computador para 90% do nosso trabalho não significa que sejamos engenheiros informáticos.


2. Uau, sabes fazer um site. Consegues hackear o Governo?

Não, não conseguimos hackear o Governo, porque 1) É ilegal; e 2) Esse não é exatamente o tipo de programação em que a nossa área se foca. Sim, podemos aprender um pouquinho de programação mais ou menos desse género - dependendo do curso específico -, mas não é bem esse o nosso foco. O nosso foco é, como bem dizem, fazer um site. E saber criar um não é sinónimo de saber invadir um. Lamento desapontar-vos, mas não creio que no futuro possam dizer que conhecem alguém dos Anonymous e esse alguém seja eu.

Photo: PicJumbo 

3. Ah, é muito caro, o sobrinho da avó do meu primo faz-me isso de graça.

Primeiramente, não é caro - o que na verdade está a pagar é a nossa formação, as horas de estudo e trabalho, e os mínimos de competência e conhecimento. O sobrinho da avó do seu primo talvez faça de graça, mas as probabilidades de, no futuro, isso sair caro porque tem de mandar um profissional corrigir ou substituir são elevadas. 


4. Eu também tenho o Photoshop e sei fazer umas coisas, mas... *inserir aqui o resto*

Tudo nesta frase me deixa confusa, por isso não sei bem como responder a isso. Tem o Photoshop, e daí? Muita gente tem. 'Mas' o quê? Não sabe trabalhar com ele? Não quer aprender? Apenas gosta de dizer que o tem? Qual é a relevância dessa informação; está à espera que eu lhe faça um tutorial passo a passo de como fazer esse 'mas' transformar-se num 'e sou muito bom'? Ter Photoshop transforma-o automaticamente num designer? Eu realmente não compreendo, expliquem-me. (Nota: Isto é muito diferente de "Eu também sei trabalhar no Photoshop" vindo de quem efetivamente sabe)

5. Eu consigo fazer isso no Word/PowerPoint.

...


E na vossa área de estudo, quais são as coisas que estão sempre a ouvir?


Este post está muito relacionado com um outro post que pode ser do vosso interesse: Coisas que Fotógrafos estão fartos de ouvir
.

1 comentário:

  1. como informática, o primeiro é uma constante na minha vida, mas para além de computadores incluem-se impressoras, telemóveis, máquinas fotográficas e foguetões da NASA x)É sorrir e acenar.

    ResponderEliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers