28 abril 2017

Porque é que eu escrevo

Desig. Canva

Breves linhas servem para escrever um mundo inteiro. Na caneta de um poeta, em versos. Na caneta de um romancista, em parágrafos. No pincel de um artista, num retrato. Brevemente, sucintamente, resumidamente. Não é necessário escrever uma dissertação de três volumes para expressar o que nos vai na mente. "Menos é mais" pode ser o melhor amigo de todo o escritor.

É frequente aceitar o equívoco de que, para escrever bem, é preciso decorar o dicionário de A a Z e usar vocábulos absurdamente complexos e vibrantes. Como já disse, é um equívoco. A qualidade da escrita reside na emoção que passa ao leitor, na capacidade do escritor colocar uma imagem na mente de quem lê. É o dom de usar as palavras, não de as complicar.

Aborreço-me profundamente quando me deparo com descrições muito complexas, de página e meia, com muitos palavrões pelo meio que só atrapalham a compreensão do texto. Acho que um texto simples, mas com uma boa colocação das palavras, é muito mais interessante e agradável. Mas, claro, isso é preferência estética e literária minha e não uma regra universal.

Portanto, meus colegas aspirantes a escritores, deixo-vos a minha dica: menos dicionário, mais sentimento. Sim, um vocabulário diverso e bem conhecido é muito importante. Mas a escrita tem mais a ver com sentimento do que com linguística. Por isso, toca a SENTIR!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers