02 abril 2017

Laboratório de Fotografia #5 • 10 Coisas que Fotógrafos Estão Sempre a Ouvir



Este post faz parte de uma série.Para leres outros artigos com o mesmo tema, acede Laboratório de Fotografia.

1. "Vou partir a lente / câmara"

Uma moeda por cada vez que oiço isso e estaria rica. Juro.

2. "Com uma máquina dessas qualquer foto fica boa"

Ok, colega, então pega nela e faz o meu trabalho. Para que é que me chamaste aqui se podias simplesmente comprar uma máquina destas e fazer o meu trabalho? Não, não é assim que funciona.

3. "Também gosto de fotografia, mas não tenho uma câmara"

E desde quando é que não ter uma máquina mágica te impede de fotografar? Telemóveis hoje em dia já têm câmaras decentes, câmaras compactas já fazem fotografias de qualidade. Eu só tenho a minha DSLR há um ano e não a ter antes nunca me impediu de estudar e praticar fotografia. A qualidade fotográfica evidentemente não é a mesma, mas dá para praticar quando se gosta realmente de fotografia. Não ter equipamento é só uma desculpa para a preguiça.

4. "Ah, isso é só clicar num botão"

Certo. E escrever é só clicar em teclas, fazer uma cirurgia é só abrir um corte e cozinhar é só acender o lume.

5. "O meu iPhone também tira boas fotos"

Sim, iPhones e outras marcas já têm câmaras bastante boas e, em termos de qualidade de imagem, bastante equiparáveis há de máquinas fotográficas comuns. E por mais que eu incentive as pessoas a praticar com o que têm à disposição, considero um tanto arrogante aquele 'também' que por vezes é colocado na frase. Não é a qualidade das fotos que estou a questionar - mas sim a equivalência que se está a fazer a uma câmara verdadeira.



6.  "Depois dás um jeitinho no Photoshop, não é?"

Eu sou fotógrafa, não sou bruxa e nem faço magia. E por mais que certas coisas possam ser corrigidas no photoshop, eu não faço milagres. Nenhum fotógrafo faz milagres, nem com o photoshop. Apenas aprendemos uns truques que disfarçam os erros. Ainda assim, é errado assumir que todos os fotógrafos dominam o photoshop, até porque não é uma obrigação deles; a única coisa que qualquer fotógrafo deve dominar é, talvez, a melhoria visual da foto em geral, e não as rugas do sujeito ou os cabelos fora do sítio.

7. "Vens à minha festa e trazes a câmara, pode ser?"

Ou vou à tua festa como convidada, ou como fotógrafa. E podes ter a certeza que se for convidada, não vou levar a câmara. Separar a vida pessoal da profissional é importante; assim como não aproveitar da boa vontade dos amigos também é.

8. "Podes pôr a marca d'água!"

'Posso'? Colega, eu não posso, eu vou. Não preciso de permissão, porque é o meu direito. No máximo, podemos chegar a um acordo para não a colocar.

9. "Não dá pra pagar, mas como precisas de praticar..."

Prática não paga as contas, colega. Nem paga as propinas da faculdade, nem o material, nem o equipamento, nem as horas perdidas a estudar. Quem decide se o trabalho vai ou não contar como prática sou eu.

10. "Dás-me a câmara e eu tiro-te uma foto a ti"

Se pensas que vou dar o meu equipamento - caro, frágil e essencial para trabalhar - para as mãos de alguém que não é fotógrafo ou, muito menos, não conheço, estás muito, muito enganado. 

E na tua área, quais são as coisas que já não aguentas ouvir mais?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers