12 março 2017

COIMBRA BD 2017: Eu fui! • Cultura Geek




Depois de, no ano passado, ter visitado a exposição da Coimbra BD, aguardei com expecatativa uma segunda edição. Por isso, não pude ficar menos do que feliz quando anunciaram uma segunda edição este ano. 

A mostra já começou na passada quinta feira, dia 9 de março - o dia em que lá fui, precisamente - e terminará hoje à noite. Contudo, se alguém acha que este ano não está tão interessante quanto no ano passado, eu discordo plenamente. 



Curiosamente, não sou leitora nem particular apreciadora de BD - a menos que estejamos a falar de manga, mas esse é um 'tipo especial de BD', digamos; contudo, sou admiradora dessa arte e do que ela representa e, como tal, este tipo de exposições são uma iniciativa que me interessa bastante.





O espaço tinha várias bancas - de editoras, artistas ou representantes -, onde a maioria dos produtos estavam para venda, mas podiam ser manuseados e explorados. Havia ainda uma sala de exposição, uma banca com merchandising e sessões de cinema e workshops.

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores

A maioria dos trabalhos expostos eram verdadeiramente incríveis. Desde referências à Marvell e à DC, e até a algum manga disponível, revistas e outras publicações regulares. 

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores

Infelizmente não pude assistir, mas houve também um desfile de cosplay - que adoraria ter visto -, onde estiveram vários cosplayers a mostrar as suas personagens. 

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores

Como a maioria dos eventos deste género costumam ser demasiado deslocados em relação a mim, a Coimbra BD acaba por ser o meu  favorito apenas por estar próximo de mim. É a minha oportunidade, e de muitos outros jovens, de visitar um espaço dedicado apenas a uma parcela da cultura geek. 

© Aos respetivos autores




É também uma forma interessante de conhecer autores e artistas portugueses nesse mundo e conversar um pouco sobre os seus trabalhos e, quem sabe, contribuir um pouco para o seu trabalho.

Em termos de dimensão, ainda é um evento consideravelmente pequeno - algo perfeitamente compreensível, dado o facto de ser apenas a segunda edição e a entrada ser gratuita; contudo, tenho esperança de que consiga crescer ao longo dos próximos anos e nos continue a trazer cultura e arte com a mesma qualidade, mas mais variedade.

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores

© Aos respetivos autores


Apenas lamento não ter conseguido ir mais dias e não ter registado melhor a nível fotográfico, assim como não ter tomado nota de todos os artistas que me interessaram. Contudo, para o ano há mais - assim espero!



E vocês: já tinham ouvido falar da Coimbra BD? Quem foi e o que acharam?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers