07 novembro 2016

Livro: O Perfume, de Patrick Süskind • Review



Um perfume não é só um perfume. Há todo um processo moroso e delicado por trás de um perfume. E só um autêntico perfumista compreende isso, pois só um verdadeiro perfumista reconhece a beleza de um excelente perfume.

Jean-Baptiste Grenouille nasceu com um olfacto que raia o sobrenatural. Capaz de distinguir cada cheiro no meio de uma amálgama deles, não deixa que a sua infância perturbada o curve: determinado a tornar-se o melhor perfumista e encontrar a melhor fragrância de todas, persegue implacavelmente o seu objectivo.



Patrick Süskind tem um talento tão grandioso quanto o de Grenouille. Enquanto o segundo cheira incrivelmente bem, o primeiro descreve os cheiros de uma forma fabulosa. Alternando entre uma enumeração agressiva e a descrição lânguida e poética, vai-nos passeando pelo mundo dos cheiros e das sensações por eles causadas.

O desenvolvimento da história decorre sem sobressaltos, mas com ondas suaves de coisas extraordinárias e vagas de impressionismo. A personalidade do protagonista tem tanto de fascinantes quanto de repulsivo, assim como o seu comportamento. É brilhante.




Sem tirar nem pôr, O Perfume é uma das obras mais geniais que eu já li. É de uma macabra elegância e de uma beldade terrível. É uma obra inigualável, insuperável, indestronável e incrível.


Participe no grupo de divulgação: LDIVULGA
e não te esqueças de seguir a Fangpage do blog.


4 comentários:

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers