03 junho 2016

Blogging 101 • #6: 5 Coisas a NÃO Fazer


Este post faz parte de uma série. Para leres todos os posts, acede: Blogtips

1. Posts a pedir partilha de blogs/canais/redes sociais

Nos grupos de divulgação e interação, há muitos posts a pedir para deixar links de blogs/canais/redes etc. E toda a gente quer lá deixar o seu, porque toda a gente que o seu seja visto. Isso é perfeitamente normal. O problema é que muitas vezes essas publicações chegam a ter centenas de comentários - ou seja, centenas de links. Vocês já pararam para pensar bem nas consequências nisso? O autor do post original não vai ver esses links todos! No máximo, vai ver os 50 primeiros (SE conseguir!). POR ISSO, a minha dica é: se o post já tem mais de 50 comentários, não comentem lá (não deixe o seu link). E há duas razões porque não deve fazer isso: a) porque a pessoa não vai ver. Ponto. e b) porque é falta de respeito e é sobrecarregar a pessoa. Ninguém quer ter 200 notificações de pessoas a deixar o seu link num post, sobretudo quando só queria uma ou duas dúzias de links. SEJAM AMIGOS E PENSEM NISSO.


2. Pedir ideias 

Em vez de "dêm dicas de coisas para falar/postar/etc", perguntem antes "dêm dicas de onde me inspirar" ou algo parecido. Porque, pessoas, o canal/blog é vosso, têm de ser vocês a criar o vosso conteúdo! Não tem valor se andam por aí a pedir as ideias dos outros. Por isso, se precisam de ideias, procurem inspiração. Mas não peçam aos outros para fazer o trabalho de casa por vocês! E se, mesmo assim, não conseguem pensar em nada, aqui um post com uma lista enorme e mega útil de ideias para posts no Pausa para um Café.


3. Regras do mundo da Internet

Existe uma área científica chamada Human Computer Interaction, que em pt é algo como "Interação Humano-Computador" e que estuda a relação que as pessoas têm com a tecnologia. Ora, que é que isso tem a ver com blogueirxs? TUDO! Porque a forma como os leitores interagem com o teu blog é muito importante. E há uma listinha de regras e leis que, sendo seguidas, vão melhorar essa interação!


4. Fotografias alheias no Instagram

Não usem fotos que não são vossas no Instagram. Gente, sério, nem entendo como é que as pessoas ainda fazem isso! Isso chama-se PLÁGIO! Mesmo que ponham crédito na imagem, não podem. Simplesmente não suem. Usem apenas fotos vossos!


5. Fotografias no blog

Esqueçam o Google, o We Heart It, o Tumblr e todos esses sítios comuns onde costumam ir buscar imagens. Se querem ter imagens no vosso blogue, só há duas maneiras: usar imagens permitidos (stock) ou tirar as vossas próprias fotos. Ora, até eu que sou fotógrafa raramente tiro fotos para os meus posts, exceto em resenhas ou outras publicações que exigam uma imagem real do produto. Por isso, a alternativa que eu - e muitos profissionais usam - são as imagens de stock. Há dezenas de sites dedicados a isso. E também dezenas de blogs que têm listinhas maravilhosas (semana passada uma menina partilhou aqui no grupo o post da Sernaiotto, que é um dos mais completos). Eu própria tenho um diretório com, neste momento, 27 desses sites (entre outras coisas). Entre eles, os que mais uso e recomendo são o Gratisography, Stocksnap.io, Unsplash e o Magdaleine (apenas imagens marcadas com CC0). Tenham atenção e leiam bem as regras desses sites quanto à atribuição: há muitas que se pode usar sem problema nenhum, mas nalgumas fotos, os autores pedem que se dê crédito pelo uso da imagem;  Deixo aqui a uma lista COMPLETA (sim, 27 sites!) de sítios onde podem ir buscar imagens stock.

Já tens um blog, mas parece que os leitores não querem ficar? Vê aqui 5 possíveis razões porque eles se afastam. Não encontraste uma razão, ou simplesmente havia demasiadas? Bem, não há só essas! 

Vê ainda mais 6 coisas que afastam os leitores do teu blogue.


__


Participe no grupo de divulgação: LDIVULGA



2 comentários:

  1. Gostei imenso do post.

    Beijoooos,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  2. O ponto dois para mim é dos mais importantes.
    Se estão a pedir sobre o que falar, então basicamente o blogue é dos leitores e não da pessoa. Alias ver este tipo de publicações em grupos de blogs... pff!
    Agora se fizerem esse pedido como se fosse um desafio, do género "Hoje proponho que me desafiem a falar sobre um tema qualquer" isto até acaba por gerar interacção com os leitores (minha sincera opinião.

    ResponderEliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers