09 maio 2016

7 coisas que as pessoas tímidas estão fartas de ouvir • Saga dos 7



Sempre fui um ser recatado e tímido. Aquela criatura que se esconde num arbusto, ao ser abordada por uma pessoa nova? Sou eu. (Exceto quando bebo, quando bebo toda a gente é amiga. Até um poste de estrada.)
Como eu, existe uma catraiada de gente que é tímida a dar com um pau, por isso a Saga dos 7 desta vez reúne uma série de frases e reprimendas que as pessoas tímidas estão saturadas de ouvir (e respostas).
Sim, nós já lemos muitos textos com o título “10 passos para deixar de ser tímido” e variantes. Não. Não resulta.


1.      “Quando te conheci pensava que eras arrogante”



Nós não somos arrogantes. Na verdade, nós até estamos bastante felizes de estar a conversar com uma pessoa nova. Só que, quando conhecemos alguém pela primeira vez, a arte de manter uma conversa e um sorriso no rosto, durante mais de cinco minutos, é uma coisa complicadérrima para nós, seres tímidos. O nosso simples “sim” ou “não” como resposta às mil perguntas que nos colocam não significa que sejamos antipáticos (apesar de ser essa a imagem que passamos), significa apenas que ainda não nos sentimos muito à vontade com esse ser estranho que acabou de entrar na nossa vida.

(Desculpa, ser estranho que acabou de entrar na nossa vida. Prometemos que daqui a uma semana a coisa melhora e conseguimos formular uma frase com mais de dez palavras).

 

2.   “Se continuares assim nunca vais ser alguém na vida”


Muito obrigada pelo lembrete. Não sabia que a regra “não ser tímido” constava no Grande e Ilustre Livro de Regras Úteis para Vingar na Vida.
O fator ser tímido não é aquilo que determina se iremos ter, ou não, sucesso na vida. Nós não vamos deixar de fazer certas coisas por causa da timidez, nem travar de determinadas lutas.

É claro que nas entrevistas de emprego as mãos começam a suar e a língua a enrolar. E na nossa vida amorosa mais depressa viramos a cara à pessoa de que gostamos do que a convidamos para ir comer um gelado (é a triste realidade). Mas com um pouco de esforço tudo se faz e tudo se consegue.

Sabiam que Albert Einstein, Bill Gates e JK Rowling também eram/são senhores e senhoras tímidos da vida? E, no entanto, criaram coisas fantásticas.
Cada um tem o seu lugar no mundo. E acho que o mundo é suficientemente grande para que todos tenham um papel nele.


3.      “Mas tu já alguma vez bebeste/fumaste?”



O facto de não me apetecer olhar nos olhos de uma pessoa nova, por mais de cinco segundos, não significa que eu não beba as minhas cervejas noturnas, na companhia dos amigos (sim, nós também temos amigos).
Tal como há pessoas bastante sociáveis que bebem e fumam, e pessoas bastante sociáveis que não bebem nem fumam, o mesmo se aplica às pessoas tímidas.

O ver aquele amigo introvertido, que nunca antes tinhas ouvido falar a mais de 40 decibéis, com o copo na mão, pode parecer estranho. Mas, segredo revelado!, pessoas tímidas também podem acabar a noite (ou a tarde, ou o dia) a beber para lá da conta.

(E, se tiveres sorte, ainda os vais ouvir cantar Madonna no karaoke). Viva a bebida!


4.    “Devias sair mais de casa”



Se vivêssemos metade do nosso dia fora de casa a conversa iria ser exatamente a mesma, mas no sentido inverso. “Nunca paras em casa?”
Nós temos a necessidade de recarregar baterias, (longe de pessoas, de preferência) e nada melhor que o conforto da nossa casa para o fazer.

Nada de cafés barulhentos, nem de supermercados lotados, nem de salas de aulas onde professores fazem perguntas selvagens, que te podem atacar a qualquer momento.
Amanhã saímos. Hoje podemos ficar em casa, por favor?


5.    “Tens de deixar de ser assim”



As coisas não funcionam dessa maneira. Dizer a alguém tímido para “deixar de ser assim”, é o mesmo que dizer a um alcoólico para deixar de beber. 
Uma pessoa não altera a sua personalidade de um momento para o outro. Na verdade, ao longo da vida, a personalidade de uma pessoa não se altera muito (é a psicologia que o diz).
(E sim, nós já lemos pelo menos uns 80 posts diferentes com o título “dicas para deixar de ser tímido” e variantes. Não resulta.)

Ser tímido não é algo que possa ser mudado. As pessoas não podem estar sempre a tentar ser quem não são, isso é extremamente desgastante.
Nós fazemos um esforço para superar as nossas limitações, mas nós não fazemos milagres.

(E sim, nós vamos conversar durante horas com o gato da vizinha e não contigo, cara pessoa extrovertida e social. Somos assim e não há muito a fazer. Vamos somente aceitar a nossa estranheza de caracter, pode ser?).


6.    “Assim não vais fazer novos amigos”



Ou “tu tens amigos?”.
Sim, nós temos amigos. E nós conseguimos fazer novas amizades. Talvez não com a mesma frequência com que uma pessoa mais aberta e conversadora faria e talvez não com muitas pessoas ao mesmo tempo. Mas fazemos.

Geralmente uma pessoa tímida não tem a agenda telefónica lotada de amigos, mas sabe que os que tem são para a vida. Como se costuma dizer, são poucos, mas bons.

(Aliás, se não tivéssemos amigos, a quem é que pediríamos, no café, para chamar o empregado de serviço? Ah pois. Somos uns estrategas e peras).

(Não).


7.  “Não te sentes sozinho(a)?”



Não. Não nos sentimos sozinhos. Somos pessoas tímidas, não eremitas a viver em grutas, excluídos da sociedade. Temos os nossos amigos (e eles adoram-nos porque somos ótimos ouvintes), a companhia dos nossos livros, filmes ou séries, e família.

Às vezes bebemos à noite e cantamos Madonna no Karaoke (nessas alturas até fazemos amigos novos, mas no dia seguinte vamos morrer de vergonha).
E ainda temos o gato da vizinha com quem conversar.
Estamos muito bem acompanhados, portanto. 
  


Este post faz parte de uma coletânea chamada "Saga dos 7". Para leres a anterior basta clicares aqui.

Imagem inicial retirada do Google.  Gifs do Giphy.


4 comentários:

  1. Ah ah é bem verdade tenho amigas tímidas que ouvem isso tudo e mais algumas coisas. Porém eu que não sou tímida, também já ouvi algumas :)

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou nem um pouco tímida mas já ouvi algumas dessas frases da minha família </3 é bem chato mesmo!

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Não sou muito tímida mas já ouvi algumas frases do género!
    Então a 3, lá por uma pessoa ser tímida não quer dizer que seja ''certinha''!
    Adorei o post!

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Parabens pela estrutura e conteudo do seu blog
    compartilhando aqui!!
    Abrass: Renato MDF
    www.lucrearte.com/atacado
    Porta Joias
    Caixas
    Porta Retrato
    Lembrancinhas
    Porta Maquiagem

    ResponderEliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers