25 abril 2016

Blogtips #6: 3 Mega-Dicas para o Instagram • Dicas


Este post pertence à saga Blogtips, ainda que de uma forma um pouco indireta. Se queres ver todos os posts desta série, basta aceder a Blogtips.


1. Organização do Feed

Eu já mudei o meu instagram feed umas boas quatro vezes (nem estou a gozar). Na primeira, tentei deixar tudo apenas faded; na segunda, tentei deixar tudo a preto e branco; na terceira, tudo muito branco e estético; e nesta última (a que tem resultado melhor) apenas divido as fotos por 'categorias' e tento editá-las de forma semelhante, mas mantendo a sua essência original. O meu problema com o meu feed é que canso-me depressa e chego a uma altura em que já não funciona... no faded, eu perdia as cores vibrantes; no preto e branco, perdi as cores completamente; no tudo branco, não podia postar coisas mais escuras; ao menos neste último eu posso postar tudo o que eu quiser, só preciso de manter organizado. Não está particularmente 'estético', eu acho, mas gosto de como está a ficar.

O meu feed; e o esquema de como organizo o meu feed, sendo:
Branco: imagens predominantemente brancas; Selfie/Retrato: selfies ou retratos de mim; 
Fotografia: fotografias na sua componente mais artística; e Misc: tudo o que não se encaixa nas outras categorias.


Apesar de, verticalmente, as colunas não mudarem, horizontalmente elas vão mudar de lugar; a coluna de uma secção, por ex. a coluna só de selfies, umas vezes estará no meio, outras à direita e outras à esquerda, e é preciso ter isso em mente quando fazemos a organização do nosso feed.

O meu feed foi organizado tendo em mente as coisas que EU gosto de postar e o tipo de fotos que gosto de ter no instagram; vocês podem fazer o vosso tendo em conta os vossos... por ex, se gostam muito de fotos macro, a coluna 'selfies' pode ser para macros;

Contudo, o mais importante de tudo é que, tanto podemos querer o nosso instagram bem organizado, como podemos não querer. E, apesar de a moda agora serem os 'feeds estéticos', o feed de cada um é exatamente isso - de cada um - e deve estar ao seu gosto e não ao gosto da moda.


2. 'No filter'? 

Muitos artigos dizem que a as fotos 'no filter' predominam no Instagram, e muitos artigos dizem que isso é porque 'as fotos já são boas o suficiente'. Isso é men-ti-ra. A esmagadora maioria dessas fotos são 'sem filtro' porque já foram editadas antes por programas de edição, que não acusam filtros após a publicação. Aliás, até o website Filter Fakers, criado para 'denunciar' os utilizadores de #nofilter fakes, pode ser enganado por essas estratégias.

Há umas semanas eu inseri o meu instagram num site de de análise estatística para ter uma noção dos dados do meu... deu que a maioria das minhas fotos são 'sem filtro', mas posso garantir-vos que edito todas as minhas fotos. Absolutamente. Todas.

Não se pode confundir 'sem filtro' com 'sem edição'. Isso é um erro demasiado comum e leva a que as pessoas percam a noção do que é real e o que não é. Se alguma vez virem uma foto incrível no Instagram, ou seja onde for, posso garantir-vos que sim, foi editada. Fotos cruas muito raramente são incríveis, a menos que o fotógrafo seja realmente incrível ou tenha apanhado a luz perfeita.

© Ingo Arndt / National Geographic
Uma foto incrível tirada por um fotógrafo incrível e que não levou Photoshop.

Há muitas apps que permitem colocar filtros sem que tenham esse nome, e isso também engana o Instagram. Por exemplo, a app Photoshop Express (disponível para iOS, Windows e Android) permite editar as fotos diretamente no telemóvel tal e qual como se tivessem passado pelo Photoshop de computador (ou perto disso, pelo menos). Eu uso-a, muita gente que conheço usa-a, e deixa as fotos realmente uau.

Colegas de Instagram, só quero dizer isto: não há vergonha nenhuma em editar as vossas fotos e pôr-lhes filtros. E quem vos disser que sim é apenas ignorante. Todos os fotógrafos editam as suas fotos, e se eles podem, porque é que nós não podemos (e eu digo isto enquanto estudante de fotografia)? Por isso usem os vosso filtros à vontade, editem as vossas fotos tanto quanto quiserem, é o vosso direito. Só não se deixem enganar pelo 'no filter' de ninguém.

© Rafaela Silva / Lemao Doce
Exemplo de uma foto com edição subtil e que pode gerar confusão.


3. Posta para TI


De certo modo, esta dica vai ao encontro da anterior, mas acaba por ser tão ou mais importante. Tu podes seguir a primeira dica à risca, mas jamais te esqueças de uma coisa importante: quem tem de gostar és tu. É o teu instagram, tu é que tens de gostar dele. Um instagram é algo pessoal e, por isso, único. Eu própria passo a vida a tentar tornar o meu mais 'estético', mas, em última estância, sou eu que tenho de gostar dele. 

É fácil deixarmo-nos levar pelas modas e pelo que os outros podem ou não gostar, mas isso às vezes leva a que o nosso instagram se transforme numa montra de um estranho em vez do nosso cantinho especial. Lembro-me que nos meus antigos 'feeds' eu não tinha espaço para postar coisas pessoais, como selfies ou detalhes do meu dia a dia, porque iriam quebrar a estética. Por isso, entre outras razões, larguei-os e fui tentando até chegar ao atual. Ele pode não ser o mais bonito, o mais estético ou o mais interessante, mas tem tudo aquilo de que eu gosto e isso, para mim, é o mais importante. 

Por isso, lembrem-se: o instagram pode ser um ótimo espaço para nos afirmarmos artisticamente, mas não podemos deixar-nos perder a nós próprios enquanto lá estamos.

Instagrams de @thsaraah e @apessegos
Ambas publicam tudo aquilo que lhes apetece e de que gostam, e as suas contas são lindas à mesma.

 __

17 comentários:

  1. Gostei das dicas! Nunca tinha pensado nessa ideia do esquema :D
    Beijinhos :*
    Elefante Mágico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simplifica sempre quando chega a hora de escolhermos a foto pra postar :)
      Obrigada!!

      Eliminar
  2. Adorei as dicas! Vou me lembrar delas quando for postar alguma foto, principalmente a dica de "postar para mim mesma" porque as vezes eu me esqueço disso x.x

    Beijo, Epílogo em Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podemos esquecer-nos que é o NOSSO Insta :) Obrigada, fico feliz que tenhas gostado!!

      Eliminar
  3. eu já perdi muito tempo tentando deixar o meu feed do instagram bonito e organizado, agora eu só tento deixá-lo atraente, ou seja, postar fotos bonitas sempre :)

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas e de conhecer este blogue. O instagram é mesmo a minha "dor de cabeça"! Dificil fazer o crescer! Estou a seguir o blogue ;)
    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas e de conhecer este blogue. O instagram é mesmo a minha "dor de cabeça"! Dificil fazer o crescer! Estou a seguir o blogue ;)
    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, flor! Fico muito feliz :) Ainda bem que pude ser útil :3

      Eliminar
  6. Amei seu post, aliás, preciso dizer que amo seu blog!

    L. xxx
    http://www.meumundodalua.com/

    ResponderEliminar
  7. Amei as dicas irei segui algumas com certeza. Estou te seguindo no blog beijão. denniserv
    http://deniservdede.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Amei o que tu falou, já passei tantas vezes na tag no filter e o que eu mais via era foto cheia de filtros.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Eu geralmente não gosto do meu feed. Sei lá, tento me inspirar em outros mas ele sempre parece bagunçado. Amo feeds com predominância de branco e acho que tentarei focar nisso agora.
    E fotos sem filtro são raraaaas. Os filtros tão aí pra deixar as fotos + bonitas e não é vergonha alguma utilizá-los

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderEliminar
  10. Adorei conhecer seu cantinho...
    Parabens tdu de bom...
    Arrasou nas dicas.
    Seguindo http://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Ótimas dicas, obrigada por compartilhar!!

    ResponderEliminar
  12. Melhores dicas! Ótima informação :D
    Beijinhos *

    saraquelsamp.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Gostei imenso! Tanto das dicas como desses feeds :)
    Já estou a seguir o blog, beijinhos

    COME ON SHINE

    ResponderEliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers