16 março 2016

Blogging 101 • #4: 6 coisas que quem quer um blog deve saber

Este post faz parte de uma série. Para leres todos os posts, acede: Blogtips

1. Seguidores não caem do céu

A primeira coisa que as pessoas fazem quando criam um blogue, e também o primeiro erro, é correr atrás de seguidores. Não só está errado, como define imediatamente o tipo de blogueiro que essa pessoa será. A primeira coisa que os novos blogueiros têm de perceber é que, para haver seguidores, tem de haver um blog. E um blog não é apenas plataforma. É o grupo de todo o conteúdo, divulgação e dedicação. 

Ou seja: para haver seguidores, tem de haver algo de interessante para seguir. Por isso, antes de correr atrás de seguidores e tentar aumentar o contador, procurem construir um blog com conteúdo, dinâmica e algo que atraia pessoas. E comecem por perceber o que está mal no vosso blogue e o que está a afastar os leitores dele.


2. Seguidores são uma coisa. Leitores são outra. 

Embora muitos blogueiros tenham milhares de seguidores, muitas vezes têm apenas algumas dezenas de leitores. O que é que isso significa? Que muita gente clicou no botãozinho de seguir e o seu número ficou lá guardado, mas essa pessoa só visitou o blog no dia em que o seguiu e nunca mais lá foi. É um seguidor, sim. Mas não um leitor. O que um blogueiro quer são leitores, não números, porque números não vão ler o que escrevemos.

3. Leitores são pessoas - e difíceis de conquistar 

Se os blogueiros não se mentalizarem de que os leitores são pessoas – logo, dotados de gostos, preferências, personalidade e sentido crítico -, jamais conseguirá compreender como os conquistar. E não é nada fácil conquistá-los. É preciso seduzi-los – através das palavras, do conteúdo, da apresentação do blog, da nossa capacidade de comunicação. Quando alguém entra no nosso blogue, temos de lhe mostrar de alguma forma que aquele é um bom sítio onde ficar e passar o tempo, e onde ir mais vezes no futuro. 

Se tratarmos os nossos leitores como se fossem seres vazios, jamais os conseguiremos conquistar. E como é que os conquistamos? Dando-lhes algo de que eles gostem – e isso tem tudo a ver com aquilo que escrevemos e qualidade do que postamos.


4. Ter um blog não é uma competição

Não obstante a enorme competição e desejo de fama que existe cada vez mais na blogosfera, algo importante a reter é que ter um blog não é uma competição. Nem é, muito menos, um meio para chegar a um fim. Vêm-se muitas pessoas que, com 10 seguidores, já estão a fazer planos para obter parcerias com marcas, publicidade paga e patrocínios. Vêm-se outras que farão de tudo ao seu alcance para esmagar outras pessoas da blogosfera, apenas para aumentar (ou não) as suas chances de subir. Posso garantir-vos que isso nada de bom traz, e que não é assim que as coisas funcionam. 

Para começar, ter um blog significa ter um espaço onde se dá algo aos nossos leitores – textos, fotografias, ilustrações, vídeos, dicas, reviews, etc. – e não o contrário. E é preciso dedicarmo-nos realmente a ele para obter sucesso – o que, mesmo assim, nem sempre se obtém. Ter sucesso não pode ser o objectivo principal. Esse deve ser apenas uma possível consequência do nosso trabalho. O nosso objectivo deve ser sempre melhorar o blog e o seu conteúdo, criar um espaço onde os nossos leitores se sintam bem. Competição? Deixem isso do lado de fora.


5. Divulgar não é fazer SPAM

Leio muitas vezes que divulgar blogs para conseguir seguidores é comparável à peregrinação de Jesus em busca de seguidores. Mas essa comparação tem muito que se lhe diga, porque, embora seja verdade, o que é facto é que SPAM não é divulgação – e Jesus não fazia SPAM.

Ele ia de porta em porta pedir às pessoas para o ouvirem, sim. Mas em momento algum Jesus entrou pela porta das pessoas sem convite a gritar “SEGUE-ME POR FAVOR, PRECISO DE 120 SEGUIDORES”. Não. Ele mostrava às pessoas as vantagens de segui-lo, e valorizava mais os verdadeiros seguidores do que tudo o resto. Ele queria pessoas que o amassem, não que o seguissem apenas. E ele era amável e delicado, dotado do dom da palavra. Jesus não fazia SPAM. Por isso, amigos, NÃO FAÇAM SPAM. 


6. Ter um bom blog não é fácil 

Rio-me quando me dizem que fulan@ X é blogueiro. Não porque haja algo de engraçado nisso, mas sim porque, 90% das vezes, essa pessoa apenas tem um blogue. E note-se: ter um blogue e ser blogueiro são coisas diferentes. Não me vou delongar muito nesse aspeto, deixo-vos apenas com o texto da Sandra do Diário de uma Africana, que descreve muito bem o que significa ser um blogueiro. É trabalhar duro, ficar até de madrugada a escrever (aliás, este post foi escrito de madrugada), passar horas a editar imagens e horas a divulgar, é interagir com outros bloguers, é quebrar a cabeça para ter ideias novas, é investir, é ter muita, muita dedicação. E quem pensa que é só ir lá e postar umas coisas que tirou da net, bem – isso é só ter um blogue; não é ser bloguer.



Já tens um blog, mas parece que os leitores não querem ficar? Vê aqui 5 possíveis razões porque eles se afastam. Não encontraste uma razão, ou simplesmente havia demasiadas? Bem, não há só essas! 

Vê ainda mais 6 coisas que afastam os leitores do teu blogue.


14 comentários:

  1. Concordo plenamente.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei ler este post, e os outros como este !
    Adoro ler sobre Blogging tips =)

    Sophie.

    ResponderEliminar
  3. Disse tudo! Ótimas dicas para quem, como eu, está começando.

    Bjs,


    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente perfeito esse post, eu concordo com muita coisa que você falou principalmente a parte do spam, não adianta ir em qualquer lugar e de qualquer jeito divulgar seu blog como se fosse a coisa mais natural do mundo, você só queima seu filme.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muitíssimo feliz que gostes do post e concordes. E ainda mais feliz pelo comentário. :3 Obrigada!

      Eliminar
  5. Tudo verdadeeee!!! Ter um blog não é fácil!
    www.byanak.com.br

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo. Um blogue é algo que se vai construindo, no início é natural que o blogue não seja o melhor!

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso termos noção disso. ^_^ Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  7. Concordo com tudinho! Realmente a maioria cria blog pelos motivos errados, já pensando em parcerias e sem investir em conteúdo. Ficam só na troca de curtidas e nos odiosos SPAMs.
    "te segui, sdv?" aiiiiiiii como isso me dá raiva! Às vezes vou visitar só pra ver o ~estado~ do blog e claro que sempre é um com conteúdo copiado da internet, mal feito, com erros, enfim... está certíssima em dizer que ter um blog não significa ser blogueiro. Realmente não é nada fácil e o caminho até o ~sucesso~ é longo.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! É como chegar numa nova empresa e querer ser logo promovido a CEO. Não funciona! É preciso trabalhar muito, investir e ter algo de especial para conseguir ter sucesso :)

      Eliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers