21 março 2016

7 diferenças entre o primeiro e o último ano de universidade • Saga dos 7


Como ser que já terminou a licenciatura (e embarcou na vida de mestrado) vim partilhar convosco algumas diferenças que acho que existem entre o primeiro e o último ano de universidade. É claro que todos os pontos têm um toque de humor (espero), são do meu ponto de vista, e são uma realidade exagerada. Garanto que não vivo de barrinhas energéticas e que não vou para a universidade de meias e chinelos (ainda...). 


1. Vestuário

1º ano de licenciatura:

Queremos estar sempre bem vestidos. Principalmente nos primeiros dias, mesmo que, depois da praxe, pareçamos uns mendigos.
Dispensamos um tempinho, de manhã, para conjugar as roupas e até penteamos o cabelo como gente.

Último ano de licenciatura:

Só não vamos de meias e chinelos para a universidade porque parece mal.
Os cinco minutos que poderíamos dispensar, de manhã, para nos arranjarmos, são guardados para dormir. Mesmo que apenas tenhamos aulas à tarde. Regra geral, esses minutos ou horas irão ser sempre usados para dormir; ou para trabalhar, vá.



2. Chegar atrasado

1º ano de licenciatura:

Acordas, olhas para o relógio e percebes que não há maneira de chegar a horas à aula: é o fim do mundo. Vais apenas chegar cinco minutos atrasado, provavelmente, mas já estás a ouvir os sinos do apocalipse a soar lá ao longe, bem como o sermão da professora.

Último ano de licenciatura:

O almoço atrasou e já estás cinco minutos atrasado para a aula. Ainda vais ao café (a passo de caracol) tomar uma bica e por a conversa em dia.


3. Fazer trabalhos

1º ano de licenciatura:

Estás uma semana para fazer um trabalho de dez páginas. Metade do tempo investido no trabalho foi para arranjares bibliografia e encontrar autores.

Último ano de licenciatura:

Estás três dias a fazer um trabalho de 15 páginas. Andas há três anos a estudar mais do mesmo e já sabes que tipo de argumentos e autores usar. Provavelmente também tens mil e uma fotocopias de livros que podes usar.
Além de que, já estás na fase do “entregar e andar”. Vai como for.


4. Sair à noite

1º ano de licenciatura:

São duas da manhã e a noite ainda é uma criança. Depois da jantarada, que só terminou à meia noite, só vais sair do bar de madrugada. Já é um hábito semanal, quase diário.
Não sabes bem como, mas amanhã vais assistir à aula na mesma. Mesmo que só estejas lá presencialmente e com o espírito na lua ou na cama.

Último ano de licenciatura:

São duas da manhã e tu já estás a ir para casa. Aliás, talvez nem devesses ter saído de casa.
O resumo da noite foi: três bêbados deram-te um empurrão, alguém despejou cerveja para os teus sapatos novos e um ele ou uma ela tentaram “conquistar-te” com uma dança sensual, que na verdade mais parecia a dança de acasalamento de um pombo moribundo.
Além do mais, a velhice já pesa.


5. Refeições

1º ano de licenciatura:

Aqui das duas uma:
Ou ainda tentas ter uma alimentação equilibrada, como os teus pais te ensinaram. E, depois do tempo de praxe, tentas ter um horário para as refeições.
Ou então: não, e vives a barrinhas de cereais.
Fruta, sopa e salada também não são palavras que estão no teu vocabulário.

Último ano de licenciatura:

O panorama é o mesmo.
Ou, ao longo dos três anos, aprendeste a cozinhar melhor, a ter horários e já sabes qual é o híper que vende os melhores legumes. Ou já estás tão farto da cozinha, que as barras de cereais e a comida pré feita são as tuas melhores amigas. Faz 84 anos que são vês uma beringela e não sabes ao que se parecem.


6. Localização das coisas

1º ano de licenciatura:

Estiveste dois meses para encontrar o caminho para a biblioteca. Um mês para descobrir que existe uma cantina perto da universidade. E, ao fim de meio ano, só sabes que existem umas casas de banho, com muito boas condições, escondidas num cantinho da universidade, porque andavas a tentar encontrar o gabinete de algum propfessor, que por acaso ficava no lado oposto daquelas casas de banho.

Último ano de licenciatura:

Se te dessem um papel, para indicares onde e o que se localiza dentro da universidade, tu farias uma planta, quase perfeita, de onde ficam as coisas.
Já sabes os gabinetes de cor, conheces as salas como a palma da tua mão. Decerto já tens uma casa de banho predileta, cujo papel higiénico nunca falta, e sabes que a cantina que te serve melhor é a de aeronáutica. (Até sabes que, quintas feiras, eles servem sempre rissóis dos bons).


7. Panorama geral

1º ano de licenciatura:

Ainda és um bebé, que não sabe o que são as normas APA, nem o que quer da vida, quando terminar a licenciatura. Felizmente, ainda tens três anos pela frente.

Último ano de licenciatura:

Contínuas tão ou mais perdido, sem saber o que queres da vida. Mas as pessoas fazem-te perguntas do género quando te vais casar, onde queres trabalhar e quantos currículos já enviaste.
Lado positivo: ao menos já sabes o que são as normas APA.


Este "7 diferenças" faz parte da "Saga dos 7". Para leres o anterior, basta clicares aqui.
Imagem in: http://www.businessinsider.com/

3 comentários:

  1. Ahahah excelente post! Nº1, 2 e 6 - touché! :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada xD <3
      É, em relação ao vestuário, uma pessoa já não se esforça lá grande coisa. A moda do último ano é o Zombie style.

      Eliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers