06 outubro 2015

Blogging 101 • #3: MAIS 6 Coisas que Afastam os Leitores do seu Blogue





Este post é a segunda parte de uma série. Para veres todos os posts, acede: Blogtips

1. Frequência das Postagens

Se achas que, postando uma vez a cada seis anos, vais ter leitores, estás enganado. O que faz de um blogue, revista, website, canal, etc. aquilo que é, é a regularidade das publicações. Se só lançam matéria nova quando se lembram, não conquistam leitores. Por isso, a dica chave para ter leitores fiéis, é manter um ritmo de postagem que eles possam acompanhar. Mas há que ter o cuidado de não cair em extremos: postar todos os dias (e há quem poste duas ou três vezes por dia) é exagero, pois não permite aos leitores acompanhar; em contrapartida, postar só uma vez por mês leva os leitores a esquecerem-se do blogue. O ideal é de, no mínimo, um post a cada quinze dias e, no máximo, dia sim e dia não. O segredo para que isso seja possível sem complicações, é seguir um calendário editoral e jogar com a agenda de posts do blogue. Podes aprender tudinho sobre isso no meu post sobre o blogue no dia a dia, com dicas de organização.



2. Blogue demasiado lento

Reza a lenda que, quando uma página da web demora mais de 7 segundos a carregar, as pessoas desistem dela. Não queres ser o dono dessa página, pois não? Para saberes qual é a velocidade do teu site, basta usares uma das várias ferramentas gratuitas disponíveis na web. Além disso, podes tentar descobri por ti o que está a deixar o teu blog mais lento.


3. Poluição visual

Gadget aqui, bonequinho ali, flores a cair, rato/mouse com florzinhas... Uffa! Uma pessoa nem sabe bem para onde olhar, com tanta coisa que há para ver e interiorizar! E no final, nem deu atenção aos posts! O meu professor de ETV do 5º ano costumava dizer-nos sempre que "menos é mais". Ou seja, quanto menos coisas se tiver, melhor é o resultado. E isso não se aplica só às artes plásticas e visuais; nos blogues e websites, é importante racionalizar as coisas e não bombardear os leitores com coisas inúteis. Pensa bem: aquele aquário de peixes animados é mesmo necessáio no blogue? Se não, remove-o e poupa aos leitores só mais uma distração. O importante é o conteúdo do blogue, não o que acontece à volta dele.


4. Pop-Pups, Captchas, coisas que atrapalham

Abre-se o blog e aparece logo uma janela pop up a pedir para meter like numa página, subscrever ou assinar alguma coisa. Vai-se comentar um post e tens de preencher um formulário enorme para enviar o comentário. E além disso, ainda se tem de partilhar o post para se poder lê-lo/vê-lo! Com tanta coisa a atrapalhar, será que esperas ter ou manter leitores? As pessoas gostam de entrar num blogue, ler, comentar, partilhar e navegar livremente e com simplicidade, sem coisas a saltar à sua vista e sem ter de fornecer todo o tipo de dados só para deixar um comentário. Acredita, essas coisas só afastam leitores!


5. Não dar atenção aos leitores

Recebes um comentário, dois, às vezes três. E o que é que fazes? Ignoras. Os comentários vão-se acumulando e tu não os respondes. Sabes qual é o resultado? Aquelas pessoas não vão voltar cá, nem muito menos tornar a comentar. E depressa vais perceber que estabelecer uma relação com os leitores é a forma mais eficaz de os manter. Dá-te ao trabalho de responder aos comentários, e fá-lo com carinho. Agradece, responde, ou inicia uma conversa... e vais ver que essa pessoa vai voltar!


6. Falta de posts originais


Situação Um:

Vais ao Google e pesquisas sobre um tema. Queres saber tudo o que conseguires sobre isso, por isso vais ler várias páginas. Mas, azar: todas elas tratam o tema da mesma forma, nada adicionando de novo.

Situação Dois: 

Vais a passear por vários blogues, à procura de coisas novas para passares o tempo, mas em todos eles encontras sempre as mesmas coisas, posts com os mesmos temas e assuntos pouco variados! Tudo o que encontras é o que está na moda.


Resultado? Perdes a esperança na blogosfera.

Queres ser o autor do blogue que é igual aos outros todos? Tenho a certeza que não. Por isso, dá-te ao trabalho. O blogue é teu, investe nele. Pesquisa, procura formas diferentes de abordar os temas, procura assuntos originais, mantém-te informada... não há nada de errado nas trends, se gostas delas, mas deves ser original ao abordá-las. Conquista leitores através da tua originalidade e criatividade.


Queres saber quais são as outras  5 coisas que afastam os leitores do teu blogue? Clica aqui!



6 comentários:

  1. Concordo imenso com a frequência! Eu não publico imenso, mas procuro fazê-lo no mínimo duas vezes por semana. Quero muito aumentar para as 3x, mas como gosto de perder tempo nos meus posts para partilhar conteúdo efectivamente válido e pessoal (o que exige sempre imenso tempo), até agora não tenho conseguido. Prefiro continuar assim que perder qualidade. E a questão de responder aos leitores é algo que tenho procurado fazer tanto quanto possível. As ferramentas para ver o tempo que o blogue demora a abrir vão ser úteis, vou já experimentar!

    Aonde (não) estou | blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que o post possa de alguma forma ser útil! Qualidade e quantidade não são sinónimos, e devemos sempre enaltecer a qualidade. Boa sorte com o blog e obrigada. :3

      Eliminar
  2. Oi, Rafaela! Tento postar dia sim, dia não. Sempre respondo os comentários dos leitores e visito os blogs (quando deixam os links), mas nunca tinha parado pra pensar nisso da velocidade. No meu computador abre rápido, mas pelo jeito é porque ele já está salvo em cache. E eu tenho uma janela pop-up de like do Facebook :O os likes aumentaram, isso é fato... mas vou retirá-la para ver o que ocorre com a taxa de rejeição.
    Fiz o teste em um dos sites do link indicado por você e mostrou quase 12 segundos pra abrir! isso é péssimo.
    Poluição visual é algo que me irrita bastante na blogosfera. Dificilmente dou atenção a um blog que tem mouse com bichinho, que toca música assim que eu abro etc.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, é daquelas coisas que dificilmente nos passa pela cabeça a menos que se leia sobre isso. :) Acho que UMA janela de pop up, que só bare UMA vez, não tem problema. Problema é quando há 50 pop ups a abrir em todo o lado. Mas podes fazer a experiência! Não custa nada tentar, não é? :)

      Pois é! Quando tentei (já lá vão uns meses) a minha dava quase 32 segundos... surtei! Apaguei logo muita coisa do blog e deu uma revolução!

      Menos é mais! :)

      Obrigada pelo teu comentário! *-*

      Eliminar
    2. Então, quando eu adicionei a caixinha fiz questão que fosse aquela que só abre uma vez, sabe? Que não abre toda vez que a pessoa entra (bem, pelo menos eu testei e só abriu uma vez...) só que agora não lembro aonde coloquei o código kkkkkkkkkk então por enquanto terei que deixar. Mas com a ajuda do seu post já eliminei alguns elementos, alterei outros e ao refazer o teste já deu pouco mais de 5 segundos <3 <3

      Beijos

      Eliminar
    3. Bem, ainda bem que pude ser útil. *-* <3 Boa sorte e muito sucesso :3

      Eliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers