22 setembro 2015

Blogging 101 • #2: 5 Coisas que Afastam os Leitores do teu Blogue


Este post faz parte de uma série. Para leres os outros posts dela, acede a Blotips.

1. Um mau layout

Para ter um blogue, não é preciso ter um layout profissional. Mas um layout arrumadinho, com uma boa estética e com uma boa palete de cores, sim. Há imensos layouts gratuitos (ou "free", como lhes chamam na blogosfera) disponíveis, alguns até permitem modificações. Mas nem é preciso ir assim tão longe; o Blogger tem uma ferramenta de edição que, embora muito limitada, dá para fazer/editar um layout agradável. Claro, não dá para ficar com um layout digno de um designer hiper bom, mas dá para inventar um pouquinho. Eu trabalhei somente com isso durante anos. O que importa é que o blogue tenha uma identidade visual, que não seja igual a todos os outros e, acima de tudo, que seja claramente legível (por isso, nada de textos amarelos sobre fundos roxos com títulos vernelhos!).


2. Fonte demasiado pequena, ou difícil de ler

Se há algo que eu detesto, é entrar num blogue e ter de fazer zoom no navegador para conseguir ler. Ou então, ter de fazer copy+paste do texto para outro sítio, porque a fonte é simplesmente ilegível. Ok, eu nunca faço isso, a menos que seja um blogue eu adore mesmo. E para ser um blogue que eu adore mesmo, não tem esse tipo de problemas. O ideal é usar fontes sans serif, porque são as que proporcionam melhor leitura em suportes digitais (websites, blogues, e-books, etc.). Aliás, vai aqui uma dica rápida de fonts:

  • Para textos impressos (em papel), usar fontes com serifa facilita a leitura. Sem serifa é igualmente aceitável.
  • Para textos digitais, sem serifa é o ideal.

Posto isto, resta-me só dizer: no vosso blogue ou site, usam fontes simples e claras nos vossos textos, num tamanho entre os 12px e os 16px, e vejam o índice de rejeição a descer agora que o texto se lê melhor.


3. Texto desalinhado

Oh, infortúnio! Se, além de tudo acima, ainda não sabes usar a opção de texto justificado, significa que tens um longo caminho a percorrer. Mas não te assustes! Já vi bloggers profissionais que não justificam os seus textos. E isso é dos maiores pecados dos escritor. Se queres dar um ar mais profissional, elegante e autêntico ao teu blogue, certifica-te que a mancha gráfica do teu texto é agradável à vista. E isso significa que nada de texto completamente centralizado, nem nada de texto completamente na lateral. O ideal, é usar a ferramenta "justificar", que coloca o texto todo ao mesmo nível nos dois lados. Vai exemplos? Este texto que estão ler está justificado.

Isto é um texto desalinhado, completamente à esquerda. Ut lobortis felis vel finibus laoreet. Curabitur eu diam erat. In feugiat quam vel molestie pharetra. Pellentesque tincidunt ante at tristique laoreet. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Nam ac nisl eget purus pharetra gravida. Pellentesque maximus eu tellus sit amet hendrerit. Donec in dolor massa. Nam elementum dui ut volutpat malesuada. 
Isto é um texto desalinhado, completamente à direita. Ut lobortis felis vel finibus laoreet. Curabitur eu diam erat. In feugiat quam vel molestie pharetra. Pellentesque tincidunt ante at tristique laoreet. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Nam ac nisl eget purus pharetra gravida. Pellentesque maximus eu tellus sit amet hendrerit. Donec in dolor massa. Nam elementum dui ut volutpat malesuada. 
E isto é um texto completamente centralizado. Ut lobortis felis vel finibus laoreet. Curabitur eu diam erat. In feugiat quam vel molestie pharetra. Pellentesque tincidunt ante at tristique laoreet. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Nam ac nisl eget purus pharetra gravida. Pellentesque maximus eu tellus sit amet hendrerit. Donec in dolor massa. Nam elementum dui ut volutpat malesuada.

Esses três aí em cima? Evitem-nos aos máximo! O mais bonitinho é o justificado.


4. Imagens sem padrão

Uma imagem grande, outra pequena, uma que passa as margens do post... ai! Eu entendo o stresse: não se pode aumentar as imagens além do que elas são, e às vezes é difícil deixá-las do tamanho que queremos...Entendo perfeitamente! E é por isso que eu vos deixo aqui estes dois tutoriais - para blogger e para wordpress - para poderem conseguir aquele visual super chic em que todas as imagens ficam automaticamente da largura do post (que é, discutivelmente, o modo mais bonitinho de ter as imagens num blogue). Tutorial blogger // tutorial wordpress


5. Mau Português

Nós estamos aqui a falar de blogs, certo? Com texto, correto? Então, são coisas que se lêm, estou certa? Nesse caso, se vamos escrever algo para outras pessoas lêem, o mínimo que podemos fazer é escrever bem. Erros de ortografia ou de digitação, toda a gente dá. Ate aquele gramático com cinco doutoramentos que todos julgam infalível. Porque errar é humano, é normal errar (a não ser que sejas um extraterrestre, porque aí não sei quais são as regras que se aplicam a ti). Ainda assim, não é nada normal escrever como se nunca tivesse ido à escola uma vez na vida. A menos que realmente nunca lá tenhas ido; mas duvido muito disso, porque se assim fosse, não estarias a gerir e a escrever num blogue. Por isso, faz um favor aos leitores e aposta numa ortografia mais humana: menos gírias, menos abreviaturas, mais rigor. E dá sempre uma revisãozinha aos textos antes de os postares!


Vê ainda MAIS 6 coisas que afastam os leitores do teu blogue!



6 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas, graças a elas vou fazer umas alterações no meu blog, especialmente no layout pois penso que seja o meu maior ponto fraco.
    Sou principiante, tenho um blog ainda "muito verde" mas espero melhorar cada vez mais pois amo escrever.

    Uma vez mais obrigado pelas dicas, adoro o teu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenha corrido tudo bem! Muito obrigada pelo comentário :)

      Eliminar
  2. Dicas super importantes... creio que as sigo a todas, ou pelo menos tento. Ligo bastante à estética de um blogue. Não precisa de ser super hiper elaborado mas é como escreveste - "arrumadinho". Então desde o início que tenho tentado ter algum padrão, organizar bem os textos e ter imagens semelhantes. E , claro, criar a identidade do blogue - algo que aos poucos julgo que tenho vindo a conseguir. Vou fazendo as coisas sozinha, nunca trabalhei com nada destas coisas antes de fazer o meu blogue, mas com o tempo tenho aprendido. Bom post, excelente para quem está a começar!

    Aonde (não) estou | blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, muito obrigada pelo comentário. Sei que também leste e comentaste outro post desta série, e isso deixa-me tremendamente feliz. :3 Desejo-te a maior das sortes e grande sucesso com o teu blog! Beijinhos

      Eliminar
  3. Oi, Rafaela!
    Excelentes dicas e que todos deveriam seguir. Gente, que nervoso me dá entrar em um blog todo colorido :x há uns dias entrei em um com fundo preto e letras roxas!!!! Não dava pra entender nada. Claro que nem tentei ler, apenas fechei rapidamente.
    Meu layout era péssimo, mas aos poucos fui fuçando aqui e ali, descobri um layout free do jeito que eu queria e aos poucos fui e vou fazendo modificações para ele ficar ~perfeito~
    Existem layouts melhores? Ah, com certeza. Mas eu sei que não posso querer tudo pra ontem. Texto desalinhado é PÉSSIMO! Sou dona e adm do blog, mas tem outras meninas que blogam e sempre esquecem de justificar. Fica horrível! Outra coisa é as imagens totalmente sem padrão. Eu sempre edito e deixo-as do mesmo tamanho, procurando sempre um tamanho bom para ocupar a postagem inteira, mas as meninas parecem não entender a importância disso :/ fico bastante chateada! Bem, pelo menos elas não cometem erros ortográficos haha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu compreendo o que dizes! Passei por tudo isso desde que entrei na blogosfera. É aprendendo que se vai melhorando!
      As duas meninas que postam aqui no blog são bastante cuidadosas, mas há coisas que não são óbvias e às vezes temos de dar uns alertas umas às outras. É perfeitamente normal. :)

      Obrigada pelo comentário, flor. ^-^

      Eliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers