01 agosto 2015

"You Look Disgusting" - Usar ou não maquilhagem? • Beleza

via
Depois de ver um post da Sandra (Diário de uma Africana) sobre um video referente a maquilhagem a o bullying a ela associado, eu tinha de vir a correr escrever alguma coisa. 




Quer usemos maquilhagem, quer não, seremos sempre alvo de críticas. Com ou sem ela, jamais seremos suficiente para ninguém.

Se usamos é porque mentimos, escondemos, não nos respeitamos a nós próprias. Se não usamos, somos frívolas, feias, não suficientemente femininas.

Por todo o lado vemos raparigas a serem criticadas por usarem, ou não, maquilhagem; isto, quando não somos nós a ser criticadas. E ninguém pensa duas vezes no efeito que isso pode ter. 

A verdade, é que ninguém tem o direito de o fazer. Ninguém tem o direito de criticar o rosto de OUTRA pessoa, porque o rosto de outra pessoa não é um vestido, um carro ou um par de sapatos. O rosto de outra pessoa é uma parte dela, parte de alguém com SENTIMENTOS  e uma VIDA. É o rosto DELA e ela faz O QUE QUISER com ele. Não és tu, nem eu, que devemos dizer-lhe o que fazer com ele, o que colocar nele, como tratá-lo. 

Uma opinião só é uma opinião construtiva quando não destrói as pessoas. "Ficas melhor com/sem maquilhagem" ou "Tens blush a mais" é diferente de "Ficas nojenta sem make" ou "Pareces um palhaço". 

Da próxima vez que quiseres comenter a maquilhagem/ausência dela, de alguém, pensa duas vezes no efeito que isso pode ter. E pensa se não terás, também tu, algo que não gostavas que fosse criticado dessa forma. 

Raparigas que usam maquilhagem não são mais bonitas. Raparigas que não usam maquilhagem não são mais bonitas. Nenhuma é melhor que a outra por razão absolutamente nenhuma. Porque caras são como os cus: pertencem somente ao dono e só ele sabe o que fazer com ele. Maquilhagem é uma opção PESSOAL, individual, privada. Cada pessoa tem as suas razões para usá-la ou não. Cada pessoa tem a sua história. 

Se tu gostas ou não de pessoas com ou sem maquilhagem, o problema é apenas teu, mas não tens direito de dizeres aos outros o que fazerem com a cara deles.

E se há algo que as outras pessoas têm de começar a compreender, é que as raparigas que usam maquilhagem fazem-no por ELAS PRÓPRIAS. Não para se "exibirem", como há quem diga, nem para "enganar os outros". Fazem-no porque se sentem melhor com ela. Sentem-se mais bonitas, mais confortáveis, mais confiantes. E há raparigas que não precisam dela para se sentirem assim. Em qualquer dos casos, é perfeitamente O.K. e só ELAS têm direito a decidir o que fazer ou não com o seu rosto. 

Eu uso maquilhagem. Mas ao mesmo tempo, também não a uso. Sou o tipo de pessoa que se regula pelo humor e apetite no que toca a maquilhagem. Mas uma grande parte das pessoas está habituada a ver-me com ela. A maioria das minhas fotografias, tirei-as com ela. E é assim porque me sinto mais confiante quando estou maquilhada. Se acordei de mau humor ou se desgosto particularmente do que vejo no espelho, maquilho-me. Se não me apetece dar-me ao trabalho, deixo-me estar sem ela. Mas já recebi comentários desagradáveis por causa disso. E de cada vez que uma rapariga é criticada por usar maquilhagem, eu sinto-me na pele dela. Já perdi conta às vezes em que tive de fechar a página para não ir lá comentar as opiniões destrutivas das pessoas.

Só porque uma rapariga usa maquilhagem, não significa que seja fútil, materialista, pouco inteligente ou mentirosa. E só porque uma rapariga não usa maquilhagem, não significa que seja mais inteligente, mais honesta ou mais confiante. E há uma razão muito clara para isso:

MAQUILHAGEM. 
NÃO. 
DEFINE. 
PERSONALIDADE. 

E quando as pessoas finalmente perceberem isso,  deixarão de ser uns idiotas insensíveis e egoístas.

Resumindo e concluindo: deixem de criticar a maquilhagem das pessoas, ou a ausência dela. Deixem-se de preocupar com a cara alheia. Deixem simplesmente as pessoas serem felizes com aquilo que as faz confortáveis. Se não gostam, o problema é apenas vosso, mas não venham impôr os vossos padrões às outras pessoas. 

Em nome de todas as raparigas, eu digo: Preocupa-te com a tua cara e deixa a minha em paz. 

2 comentários:

  1. Concordo tanto contigo! O facto de se usar maquilhagem ou não não define o caracter de ninguém. Eu acho que devemos é fazer aquilo que nos faz feliz, porque se nos formos importar com as opiniões de cada um, vamos dar em malucas! Nunca iremos agradar toda a gente, então que se lixe, ahah :p

    ResponderEliminar

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers