17 junho 2015

Livro: Segue o teu coração: Amigas para sempre?, de Julie Fison • Review


Encontra o livro: na Wook ou na Booksmile

Kitty McLean tem uma paixoneta gigante por Rio Sanchez há meses; mas nunca falou realmente com ele e só o costuma ver no autocarro. Rio é, muito provavelmente, o rapaz mais giro do mundo, com a sua beleza latina e o seu sotaque engraçado. Mas tudo indica que Kitty e Rio jamais poderão ficar juntos. Até que, num só dia, Kitty recebe duas propostas de como passar as suas férias: ir acampar com as amigas, Izzy e Mia; ou ir para Paradise Point, uma praia chiquérrima, com Perséfone, a rapariga linda e popular que parece simpatizar com Kitty? A escolha cabe ao leitor.


Exemplo.
Se achas que a Kitty deve ir ter com o Rio e a Perséfonem avança para a página 114.
Se achas que a Kitty deve voltar ao parque de campismo com a Mia e a Izzy, avança para a página 137.

Não é essa a única escolha a ser feita no livro - há mais algumas, menores, que alteram o rumo da história -, mas a primeira é definitivamente a mais importante. E eu, claro, escolhi todas e acompanhei a Kitty ao longo das diversas alternativas. 




Eu já esperava que o livro fosse claramente adolescente; mas não esperava que fosse assim tanto. Quero dizer, os personagens têm tanto de infantil quanto de cómico. Mas isso é algo com que se lida bem. Quanto aos personagens, são um bocadinho vazios, mas engraçados. 

Rio não é um personagem tão interessante quanto devia ser - tendo em conta que é o suposto par romântico da nossa protagonista, ele é demasiado calado, demasiado sossegado e demasiado passivo. Ele está lá, mas é como se não estivesse. Já Kitty é muito ingénua, muito mundo na Lua e muito desligada. Há coisas que ela não vê, mesmo estando chapadas à sua frente, e há coisas que ela imagina, mesmo não havendo razões para isso. SPOILER (selecionar a área a cor-de-rosa) Exemplo: quando decide que o Rio provavelmente tem namorada, mesmo não havendo razões para isso. A personagem mais interessante acaba por ser a Perséfone. Em tudo quanto é livro, a rapariga popular é vilã do início ao fim da história e, se trava amizade com a protagonista, é porque tem algum plano negro na manga. Mas a Perséfone não é uma vilã. E isso é algo de inédito num livro deste género! A Mia e a Izzy às vezes não são lá grandes melhores-amigas, mas é evidente que elas e Kitty se adoram.

Os personagens são, de um modo geral, um tanto trapalhões - mas não há nada de errado nisso; apenas confere um pouco mais de diversão ao livro. E a autora fez um trabalho interessante com os diversos finais (julgo quequatro finais alternativos).


Gostei especialmente do facto de ela ter incluído pelo menos um final em que ela não fica com o rapaz, mas é feliz à mesma. Não é spoiler nem novidade nenhuma dizer que Kitty fica com Rio (mais ou menos) em quase todos os finais; afinal de contas, a premissa do livro diz logo que os finais são todos PERFEITOSE todos nós já lemos romances suficientes para saber o que isso significa.


Não posso dizer que isto seja um romance espetacular. Mas até é engraçado e uma leitura razoavelmente agradável. Daquelas para fazer uma limpeza da mente, purificá-la após leituras pesadas. Super recomendado para quem gosta de litertura adolescente.

Estrela não gosta lá muito da câmara.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers