30 junho 2015

As várias fases após um corte de cabelo radical • Beleza

Post iniciado a 19 de maio de 2015
Ontem cortei o meu cabelo. Tirei-lhe, no mínimo, dois palmos. Há anos que eu mantinha o meu cabelo comprido e adorava-o tanto que precisei de meses de reflexão e algumas semanas de preparação psicológica para finalmente o cortar. Ele estava fraco, quebradiço, gasto e eu própria já estava - apesar de o adorar - enjoada de o ter sempre igual. Por isso, quando chegou o momento e me sentei na cadeira da cabeleireira, inspirei fundo, passei os dedos pelo meu cabelo uma última vez, e resignei-me. Optei por um long bob básico, que dê para fazer coisas diferentes quando me apetecer. Mas ainda vou no segundo dia e vou-me apercebendo de certas curiosidades em mim própria. Por isso, decidi fazer uma espécie de diário pós-corte, onde vou registando todo o processo emocional e estético que implica um corte tão radical. 

Dia Um: Não há muito que registar, pois cortei o cabelo ao final do dia e pouco deu para experimental nele. Gostei do resultado, pelo menos, estando ele esticado. A primeira observação que posso fazer é que a mola parecia segurar melhor o cabelo (por ser em menor quantidade), mas alguns fios ficavam soltos

Dia Dois: Passei o dia todo mexer no cabelo. A atirá-lo para um lado, a atirá-lo para o outro. Mas, sobretudo, a mexer nas pontas. Habituada como estava a acompanhar o cabelo até abaixo do peito, subitamente ele pára na linha dos ombros. E não só isso, como pareço ter muito menos cabelo por causa disso - não em comprimento, mas em densidade. Também parece que subitamente tenho mais frio do que antes, apenas por não ter o cabelo a aquecer-me as costas e os ombros. Além disso, vi um video sobre como fazer uma trança diferente do habitual - em cabelo comprido - e pensei "Tenho de tentar isto!". Depois percebi que já não podia.

Dia Três: Muito semelhante ao dia dois. Lavei-o pela primeira vez desde o corte, e foi aí que realmente senti a diferença: a quantidade de shampoo e máscara que eu usava antes, dá para lavar duas vezes o cabelo que tenho agora. Além disso, antes era realmente difícil lavar o cabelo decentemente - por causa do comprimento dele, eu precisava de estar uns bons minutos a esfregar a cabeça. Agora, basta-me praticamente meter o produto no cabelo, dar umas esfregadelas suaves e deixar atuar durante um bocadinho para depois lavar. Aplicar sérum nas pontas também parece uma coisa muito menos complexa que antes (sobretudo porque antes era escadeado, agora é reto). Também secou muito, muito mais depressa.

Dia Quatro: Passei cerca de vinte minutos de esticador na mão a tentar fazer ondulação no cabelo. Mas ele continua demasiado fraco e o resultado só durava alguns segundos. Acabei por desistir e fui para a escola ao natural. Mas não faz mal, porque o cabelo nem ficou assim muito mal. Tirando isso, e o facto de eu continuar a mexer muito no cabelo, ele não apresentou problemas demais.

Do dia Cinco em Diante: Comecei a habituar-me ao meu novo cabelo. Revelou-se muito cómodo, prático e simples de tratar. Definitivamente uma boa decisão.

(mais de) um mês depois

Estou super adaptada ao novo corte; não me dá problemas; lava-se e seca-se bem depressa, penteia-se muito facilmente, não preciso de me stressar... estou encantada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Disclaimer

Todos os conteúdos aqui apresentados têm os direitos reservados aos respetivos autores. À partida, todos os textos neste blog são da autoria de Rafaela Silva, Aléxia Oliveira e Mónica Simão, exceto em referência contrária, e não devem ser reproduzidos, adaptados ou copiados de forma alguma sem consentimento prévio. Todas as fotografias com marca de água de Rafaela Silva ou RS Fotografia e Design têm os direitos exclusivos de Rafaela Silva. As fotografias com a marca d'água de Lemao Doce ou Limão Doce pertencem exclusivamente ao blog. E todas as imagens não assinaladas pertencem aos respetivos autores e provavelmente virão de sites dedicados a imagens de stock (ver: 'Recursos')
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Followers